Incentivo a leitura nas Fábricas

Postado em 19/03/11
Devido  a grande demanda de pessoas por  empregos , hoje o trabalhador não tem muita opção,precisa se sacrificar  para chegar ao trabalho,fica muito tempo no trânsito,a jornada é longa e o trabalho as vezes é pesado  acorda muito cedo,ficando no final do expediente exausto .
Diante desta realidade  o operário precisa ter um incentivo ou melhor uma motivação para ler nos seus intervalos de descanso,o que observo é que a maioria quer jogar  outros querem deitar para descansar. Acredito que  para motivar este público a frequentar    espaços de leitura seria interessante acrescentar neste acervo   alguns itens como jornais, artigos ,revistas livros direcionado ao futebol  uma forma  de  atrair este  público a leitura.
Estes pontos de leitura  nas indústria são interessante porque facilita o acesso ao livro, possibilita o trabalhador levar livros para casa,e ler em outros momentos que esteja  relaxado E o mais importante é o fato de também estimular seus familiares ao gosto pela leitura.
Enfim vivemos em uma época que precisamos estar informado o tempo todo porque a cada momento temos novidades em todas as áreas do conhecimento e ficando desatualizados não conseguimos permanecer  no mercado  cada vez mais competitivo ,não da para sermos não leitores.
E você é um leitor assíduo? .
Segue abaixo indicação de blog, eventos  e noticias relacionada ao texto acima
                                                                                                        Postar comentário

A qualidade cultural da periferia


 Postado 02/04/2011
Periferia e Cultura! Essas duas palavras tão faladas recentemente têm sido pautas constantes de discussões acadêmicas. O grande motivador do debate é o uso impróprio dos sinônimos de cada uma delas, o que acaba gerando distorções em torno dos conceitos. É comum ouvirmos a utilização do termo cultura em referência somente à arte e ao acumulo de conhecimento, enquanto o significado antropológico da palavra dá conta de que cultura é sinônimo dos modos de vida de um povo, e, portanto, é produzida por todas as pessoas em sua interação.
A partir deste conceito, é possível perceber o quanto são preconceituosas colocações como, por exemplo: “Esta é uma forma de levar cultura à favela” ou “ As favelas são locais carentes de cultura”. Ambas as frases, encontradas tanto no cotidiano das pessoas quanto no dia-a-dia dos veículos de comunicação, refletem a absorção de um conceito equivocado de cultura.
Os meios de comunicação hoje não tem interesse em divulgar os trabalhos realizados na periferia acredito que por motivos de preconceito cultural,racial,econômico e por não achar importante,mais diante desta realidade o quê nós bibliotecários ,professores, pais podemos fazer para mostrar a todos que é também na periferia que se tem cultura e principalmente desenvolve e cria sua própria cultura através da interação das pessoas da comunidade.?
http://canalperiferico.tv.br/

                                                                                                                                      Postar comentário