Ação cultural do bibliotecário

Postado 31/03/2011
A educação dos indivíduos precisa enfatizar a leitura como via de inclusão social e de melhoria para a sua formação. Percebe-se o processo de construção e reconstrução do conhecimento em espaços de disseminação de leitura como a escola e a biblioteca. E neste cenário o bibliotecário e professor são elementos de mediação das fontes de informação.
Neste trabalho conjunto entre professor e bibliotecário se faz necessário adotar ações que cativem e estimulem seu público a ler ,conhecer o acervo como é organizado e também indicar outras formas de conhecimento como visitas em outras bibliotecas, museus,teatros. O envolvimento da família neste processo de aprendizagem também é importante? .
O bibliotecário como mediador cultural promove encontros entre pessoas,dando condições para a troca de culturas,para o desenvolvimento da criatividade e da criação,e para o acesso dos indivíduos à cidadania,pois esta deve ser elemento essencial dentro das práticas de ação cultural. Suas ações devem ter como objetivo interferir não somente no cenário cultural,mas também no social,politico e econômico,pois a ação cultural no âmbito da biblioteca faz parte da prática política de sua profissão Ele é apto a reconhecer a importância do prazer,da diversão e da arte nesse tipo de iniciativa porque as pessoas não querem só comida,elas também querem educação,lazer,cultura,diversão e arte.
Fonte:http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/acao-cultural-pratica-bibliotecaria.htm
http://agendacultural-debibliotecas.blogspot.com/2010/05/acao-cultural-em-bibliotecas-reflexoes.html

                                                                                                                                     Postar comentário

Nenhum comentário: