Cultura de massa X Cultura industrial

Postado em 06/04/2011
Segundo Milanesi, a cultura industrializada é sólida e não necessita de um espaço para si,uma casa.Ela está em todas as casas.E gera, permanentemente ,moda,valores,costumes,manias...São capazes de construir ídolos, governadores,presidente da República.Ou derrubá-los.
E você concorda com a idéia do autor?
 Ao meu ver, esta cultura de massa ou industrializada nos faz perder a autonomia de pensar ,somos manipulados através das mídias e instituições como escola que nos ensina   a   reproduzir  e consumir os produtos que nos oferecem como os melhores do mundo.Infelizmente  somos inserido desta maneira na sociedade como mudar isto?
Fonte MILANESI,Luis.A casa da invenção : biblioteca:centro de cultura.3ª ed.São Caetano do Sul:Ateliê Editorial,1997.

                                                                                                                                     Postar comentário

2 comentários:

Anônimo disse...

bacana este tema...

Eva Nicacio Moraes disse...

Felizmente o conhecimento pode nos ajudar a fazer escolhas assertivas.
Penso que já estamos empreendendo mudanças significativas quando percebemos essas manipulações. É pegar o que nos serve e aplicar com consciência. Conhecer nosso papel nas instituições (família, escola, igreja, clube, etc)e lembrar que nenhum título ou posição social pode estar acima da cidadania. O processo sempre começa pelo indivíduo e vai reverberando "mundo" afora. Assim, vamos perdendo o medo de dizer não ao que nos é imposto como meta de vida: servir ao deus mercado e conservar o "status quo"; conquistar posição social e engrossar as fileiras dos exploradores; ganhar "benefícios" dos patroões e achar que estão pensando em nós. Nunca é demais lembrar que vivemos em um sistema capitalista cuja essência é a dominação e a exploração. E dentro desse sistema tão bem estruturado cabe a nós pensar nas consequências das nossas escolhas.