Ação cultural com propósito de libertação

Postado em 18/05/2011

Segundo Flusser,'' a ideologia das necessidades culturais se baseia na idéia de que a política cultural deve ser orientada pelos desejos de uma população dada - país,cidade,associação,indústria,centro cultural,etc.Não é porém tomado em consideração o fato que estes desejos,estas necessidades,não sejam uma emergência natural da liberdade de escolha de um indivíduo,mas que eles são solidamente condicionados''.
Porém de um modo emergente e não manipulador a ação cultural com propósito de libertação considera que a linguagem cultural e literária é um meio de exteriorizar o modo de pensar,o modo de vida,os sentimentos de um  grupo determinado .
Portanto dentro deste contexto de ação cultural libertadora é dada a estes grupos o direito a palavra.E dizer a sua palavra num sentido  verdadeiro,é o direito de expressar-se o mundo,de criar,de decidir,de optar.E como escreveu Paulo Freire , um comportamento humano que envolve ação e reflexão .
Enfim ao dar a palavra  a estes grupos a ação cultural responde á aspiração fundamental de igualdade,pois como dizem tão bem os rapazes de Barbiana: só a língua dá a igualdade.Um igual é aquele que sabe exprimir-se e compreender a expressão dos outros .
E você  quais são suas necessidades  culturais ?? ?.

Fonte: FLUSSER,Victor.A biblioteca como um instrumento de  ação cultural.Revista Esc.Biblioteconomia UFMG,Belo Horizonte,12(2);pág.145-169,set.1983. 
 FREIRE, Paulo.Ação cultural para a libertação e outros escritos.Lisboa,morais Editores,1977.


Um comentário:

ghee disse...

。◕‿◕。 Ative mais de 500 canais em sua Smart TV www.smarttvhd.com.br