Biblioteca comunitária em questão

Postado em 13/04/2011
Segundo Almeida,Machado as bibliotecas comunitárias surgem nos vazios resultantes da omissão do poder público,ligadas ou não a organizações comunitárias,articuladas ou não a outras instâncias, respondendo a uma necessidade percebida por um grupo e alavancada pelo esforço coletivo da própria comunidade.
A biblioteca comunitária,embora desenvolva ações culturais relevantes,não tem a pretensão de atender a todas as necessidades de informação e cultura de sua população.Tem dificuldades de formar acervo de qualidade,de disponibilizar material atualizado,de organizar suas coleções e de possibilitar às equipes que trabalhem nesses espaços  oportunidade de formação e qualificação.Por outro lado,oferece-nos ações de grande potencial criativo e inovador.
E você  o que pensa? Em uma sociedade contemporânea a biblioteca comunitária é possível.?

Fontes ALMEIDA,Maria Christina Barbosa,de &Machado,Elisa.Bibliotecas Comunitária em Pauta. São Paulo.Texto produzido a partir do evento organizado pela Equipe do centro de Documentação e Referência do Itaú Cultural,23 e24 de agosto de 2006.
http://malocapraquetequero.blogspot.com/

                                                                                                                         Postar comentário

Um comentário:

Lilian Moraes: tel: 3569.8617 disse...

As bibliotecas comunitárias poderiam ser chamadas de acervos comunitários.
Então, ao meu ver, o uso do nome Biblioteca para esses locais não é correto porque biblioteca vai além do emprestimo de livros.