Leitura nas Fábricas será base para programa federal

Postado em 12/10/2011


Programa inédito que desde o ano pas­sado funciona em oito empresas metalúrgicas de Diadema, o Leitura nas Fábricas vai servir de base para um novo programa do governo federal, o Cultura no Mundo do Trabalho.
A iniciativa prevê a instalação de pon­tos culturais em bairros com dois agentes para organizar apresentações musicais e teatrais, exi­bição de filmes e outras manifestações artísticas, integrando as ações já desenvolvidas pelo Mi­nistério da Cultura.
A figura do agen­te de cultura foi uma experiência bem su­cedida do Leitura nas Fábricas, que capaci­tou trabalhadores em agentes de leitura pa­ra organizar o acervo da biblioteca, atender quem procura um livro e despertar o interesse pela leitura.
Em alguns locais, o sucesso foi tanto que os pontos de leitura foram além da biblio­teca e hoje funcionam como espaço cultural.
O melhor exemplo acontece na Legas Me­tal, em Diadema, que já realizou saraus em finais de semana, com contação de histórias, peça teatral, show musi­cal com dois trabalhado­res na própria empresa e, no final, a exibição de um curta metragem.
“Os saraus são um sucesso e reúnem mais de 100 pessoas, a maior parte familiares dos trabalhadores”, dis­se o agente de leitura Valderez Dias Amorim, membro do CSE.
Convênio com o Centro Cultural Serra­ria garante a exibição de filmes curta metra­gem na hora do almoço no ponto na Legas, que atualmente abriga uma exposição de fotos so­bre a cultura caipira, em acordo com o Sesi.
Essas experiên­cias também servirão de base para o Cultura no Mundo do Traba­lho, já que o Leitura nas Fábricas mostrou que é possível promo­ver acesso do traba­lhador à cultura no próprio ambiente de trabalho.
Da Redação

Nenhum comentário: