PONTOS DE LEITURA CHEGA NAS MONTADORAS






POSTADO EM 30/10/2011
Inaugurado ponto de leitura na Mercedes Bens.
A Montadora é a primeira na categoria a fazer parte do projeto Leitura nas Fábricas.




Fotos: Rossana Lana / SMABC


O presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, aproveitou a inauguração dos Pontos de Leitura na Mercedes Benz, ocorrida na manhã desta sexta-feira 28/10/2011, para lançar o livro Leitura nas Fábricas sobre o programa pioneiro de incentivo do livro e da leitura no local de trabalho.


O livro relata o processo de instalação dos primeiros pontos de leitura em empresas metalúrgicas de Diadema e foi pensado para estimular novas parcerias que possibilitem sua disseminação pelo País.


“Quero ver um ponto de leitura em cada local de trabalho”, avisou Sérgio Nobre. Ele comentou que esses pontos vão além das bibliotecas e acabam se transformando em espaços culturais, com realização de saraus e exibição de filmes, com os trabalhadores mostrando suas músicas e poesias.


“E como tem gente talentosa na nossa categoria, normalmente sem espaço para se apresentar”, comentou.


Na Mercedes serão sete minibibliotecas, todos elas próximas da produção. São 650 livros, mais estantes, pufes e computador para pesquisas.





Fabiano dos Santos, diretor do Ministério da Cultura, disse que o Leitura nas Fábricas serviu de referência para o programa Cultura no Mundo do Trabalho, que será desenvolvido no próximo ano reunindo literatura e cinema nas empresas e também no campo.


“Cultura é um direito de cidadania, é um fator indispensável de humanização, como diz Antonio Cândido”, afirmou.


O ponto inaugurado na Mercedes ganhou o nome de Antonio Gonçalves, o Macarrão, que foi uma referência na defesa dos direitos dos trabalhadores.


Os pontos de leitura terão trabalhadores capacitados para estimular a leitura nos companheiros. Um deles é João dos Santos Souza, o João Presidente, do CSE.


“Quem gosta de ler vai estimular os outros, mostrando a importância do livro. Lá no Ceará li muita literatura de cordel e livro de bolso. Agora é a minha vez de incentivar a companheirada”, disse.

Da Redação/2011

Nenhum comentário: